FALE CONNOSCO

BLOG

Sabe a diferença entre limpeza e desinfeção?

Publicado em: 23 de março de 2021

Neste artigo falaremos sobre a diferença entre limpeza e desinfeção de ambientes. Inegavelmente, passamos a maior parte do nosso tempo dentro de ambientes como casa e trabalho e, por isso, a limpeza e desinfeção deve ser realizada de forma efetiva e constante. Estes dois processos promovem a eliminação de sujidade, vírus e bactérias, mas cada qual numa percentagem diferente. Saiba a diferença e a importância de cada um deles.

Limpeza:

A Limpeza remove germes, sujidade e outras impurezas de superfícies ou objetos. A limpeza deve ser feita utilizando detergente ou sabão e água para remover fisicamente os germes das superfícies. Este processo não elimina necessariamente os germes, mas ao removê-los, reduz sua quantidade e o risco de propagação da infeção. Este processo é a primeira etapa de uma completa eliminação dos focos de doenças; a limpeza elimina a sujidade aparente e promove uma higienização de 95% dos antígenos nos ambientes, em superfícies diversas.

Desinfeção:

A Desinfeção elimina germes em superfícies ou objetos. A desinfeção funciona utilizando produtos químicos para eliminar germes em superfícies ou objetos*. Este processo não limpa necessariamente superfícies sujas ou remove germes, mas ao eliminar germes numa superfície após a limpeza, pode reduzir ainda mais o risco de propagação da infeção
É a segunda etapa do processo de eliminação dos vírus e bactérias, quando se utiliza produtos desinfetantes específicos. Nesse momento, é possível alcançar 98% de higienização.


Conclusão:

A limpeza de forma individual sempre contribuirá favoravelmente para a saúde porque os alérgenos e micro-organismos estão a ser removidos das superfícies do ambiente interno. O problema, no entanto, é o risco de contaminação cruzada. A solução de limpeza e as ferramentas de limpeza podem espalhar doenças na ausência de um germicida.

Quando limpamos, reduzimos apenas o número de bactérias presentes, mas não atuamos sobre vírus e fungos. A redução das populações de um agente infeccioso em superfícies ambientais é exponencialmente melhor quando é feita uma desinfeção.

A limpeza de superfícies seguida de desinfeção é uma medida de boas práticas para a prevenção de doenças respiratórias virais em ambientes comunitários. Se tem uma empresa, é importante proporcionar aos seus funcionários e visitantes uma maior tranquilidade, fornecendo soluções comprovadas de limpeza e desinfeção. Quebre a cadeia de transmissão de germes com os produtos dos nossos parceiros Kimberly Clark Professional e Christeyns:

  • Dispensador de papel portátil WypAll® Reach™ - 6221 - Reduz o consumo de papel e o desperdício em mais de 20%; A portabilidade deste dispensador de papel garante que os rolos permanecem protegidos para prevenir a transmissão de bactérias provenientes dos processos.
  • Sistema de limpeza recarregável Kimtech® Wettask™ - 7919/7757 - O sistema de pronto-a-usar poupa o tempo e esforço dos colaboradores e proporciona flexibilidade para utilizar solventes e outros produtos químicos.
  • Panos de limpeza com cores WypAll® X50 – 7441 - Certificados para utilização em áreas alimentares, estão disponíveis em 4 cores distintas para a prevenir a contaminação cruzada.
  • Desinfetante hidroalcoólico para a desinfeção de todo o tipo de superfícies PHAGO’SPRAY DASR – SAO110180; largo espetro de desinfeção, pronto a usar.
  • Desinfetante esporicida para todo o tipo de superfícies, PHAGO’SPORE – SAO072682; Pronto a usar; bactericida, fungicida, viricida e esporicida.
  • Toalhetes impregnados com desinfetante hidroalcoólico PHAGO’WIPES DASR – SAO109532, pronto a usar.
  • Detergente desinfetante para áreas alimentares Produto Registado na DGAV como produto biocida TP4; LUFRAGERM + - SAO104200

Proceder a uma boa limpeza e desinfeção demonstra conhecimento para escolher os produtos, técnicas e periodicidade adequados a cada sujidade e ambiente. Combatendo, assim, com eficiência microrganismos nocivos à saúde, tal como o Covid-19, entre muitos outros tipos de doenças.

Agora, mais do que nunca, a limpeza e desinfeção eficiente dos ambientes de trabalho serão fundamentais para assegurar a saúde dos colaboradores e clientes. Por isso é essencial, entender mais sobre as diferenças desses processos.

Conte com a OV Soluções, pois estamos prontos para ajudar, garantindo um ambiente limpo de verdade graças aos nossos produtos desinfetantes de alta tecnologia.

Fonte:  CDC, Know the difference between Disinfecting, and Cleaning

Rua Dr. Gomes Leal Nº 3 A
2560-331 Torres Vedras
Copyright © OV Soluções. Todos os Direitos Reservados - Feito por 4Leads
magnifiercross