FALE CONNOSCO

BLOG

Secador de Mãos ou Papel Toalha - Qual Escolher?

Publicado em: 23 de março de 2021

O covid-19 despertou a consciência para a importância de lavar as mãos corretamente e com mais frequência do que o habitual. E quanto à secagem das mãos depois de lavar? Já se perguntou qual o método mais seguro para continuar protegido contra o coronavírus e outros agentes patogénicos? Leia a informação que temos para si.

A atuação das toalhas de papel e do secador de mãos diferencia-se por 4 principais fatores:

1. Tempo de atuação

O secador de mãos realiza a secagem em aproximadamente 30 segundos, enquanto as toalhas de papel fazem em apenas 10. Essa diferença pode parecer mínima, mas na prática e na rotina faz muita diferença. O secador pode trazer a ideia de ser mais demorado.  Assim, as toalhas de papel revelam-se muito mais vantajosas e atraentes para o uso, por representarem a ideia de funcionalidade e eficiência.

2. Eficácia da secagem

Os dois métodos possuem a capacidade de secar adequadamente. A diferença está, como foi apontado anteriormente, no tempo de atuação. Portanto, na prática, as pessoas secam as mãos de forma mais eficaz com as toalhas de papel.  O secador de mãos, por ter ação mais demorada, pode fazer com que grande parte das pessoas desista sem completar a secagem completa, o que nos leva ao próximo fator:

3. Relação com índices de contaminação

Se as pessoas costumam abandonar os secadores sem completar a secagem, elas podem continuar com as mãos húmidas, o que gera as condições ideais para a proliferação de microrganismos. A secagem ainda pode ser completada nas roupas, o que também pode transportar germes. Outro ponto crucial que relaciona o secador de mãos com as contaminações é a elevada dispersão de bactérias que causa no ambiente. Isso acontece porque as máquinas acabam por sugar, armazenar e espalhar novamente os microrganismos presentes no local ou nas próprias mãos previamente bem ou mal higienizadas.

Dessa forma, bactérias e vírus podem permanecer suspensos no ar, nas superfícies ou nas mãos e vestimentas das pessoas. A secagem com toalhas de papel é mais vantajosa por espalhar ao seu redor uma quantidade mínima de microrganismos. E além disso: os papéis ainda reduzem resquícios desses agentes que podem permanecer nas mãos após a lavagem, o que também diminui os índices de contaminação.

4. Acessibilidade

A acessibilidade é outro fator de grande peso na comparação do secador de mãos e das toalhas de papel. Neste sentido, tem a ver com o respeito às necessidades pessoais daqueles que frequentam os WCs da sua empresa. Nos ambientes corporativos, as pessoas têm o hábito de lavar os dentes ou a cara para se refrescarem, por exemplo. A presença de secadores dificulta a realização desses cuidados diários. Por atenderem a essas necessidades dos funcionários e visitantes, as toalhas de papel, mais uma vez, revelam ser mais vantajosas.

Faça a diferença

Proporcionar bem-estar no ambiente de trabalho e de vendas é a melhor forma de garantir saúde e disposição aos seus funcionários, e boas impressões aos clientes e parceiros. Questões frequentemente consideradas meros detalhes, como a escolha entre secador de mãos e toalhas de papel, podem ter impactos enormes. 

“A evidência científica é clara: as toalhas de papel descartáveis são uma maneira mais eficaz e higiénica de secar as mãos após a lavagem.”

Em tempos de pandemia, foram muitos os estabelecimentos que optaram por trocar os secadores de ar pelas toalhas de papel. Se continua com dúvidas em relação ao método a adotar na sua empresa, entre em contato com a nossa equipa, a OV Soluções terá todo o gosto em ajudar.

Conheça alguns dos nossos produtos que asseguram a eficácia nesse processo:

O nosso artigo foi-lhe útil? Partilhe connosco nos comentários qual o seu método de preferência para secar as mãos ou qual o equipamento que a sua empresa possui.

Fontes:

https://www.journalofhospitalinfection.com/article/S0195-6701(14)00372-7/fulltext

https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/44102/9789241597906_eng

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0195670114002461

Rua Dr. Gomes Leal Nº 3 A
2560-331 Torres Vedras
Copyright © OV Soluções. Todos os Direitos Reservados - Feito por 4Leads
magnifiercross